domingo, 2 de outubro de 2011

Análise do Poema de Angela Padilha “Vozes"


“Vozes” de Angela Padilha
   O poema “Vozes” de Angela Padilha é uma sextilha com metrificação irregular isso decorre de ser um poema com traços modernistas que visa liberdade na escrita poética. Por outro lado, ele é um grito da raça negra contra o preconceito ainda presente nos dias atuais. A falta de liberdade também expõe que a escravidão persiste em existir diante dessa raça. Seria uma escravidão cultural e que remete aos preconceitos que infelizmente ainda estão super presentes na sociedade em que vivemos.
   A voz do negro está explícita dentro da poética da escrita da autora, ele quer e necessita de cessar as dores do passado e deixar para trás tudo aquilo que um dia feriu e muito sua imagem e seus sentimentos. Porém pra que isso aconteça todos devem ter a capacidade de enxergar que somos todos iguais, a cor da pele, a religião e a cultura são apenas traços que diferenciam os pensamentos de cada ser humano, mas isso não o define para que haja um pré conceito. A luta pela igualdade é incessante e isso acarreta vários valores, por isso a busca por esse ideal é forte para que o negro seja reconhecido como pessoa e ser igual a todos.
   A autora faz justamente isso, escreve os sentimentos e a caminhada para o reconhecimento dessa raça e frente a esse momento grita para que eles sejam ouvidos e deixa uma pergunta que não quer calar “Quando???” isso vai acontecer, quando? Essa dor vai acabar e quando? Serão tratados com dignidade?
  Essa pergunta cabe a todos nós respondermos, pois depende de todos para que o preconceito seja aniquilado e que diante disso a humanidade possa ser vista como cidadãos iguais com pequenas diferenças, mas com respeito pelo próximo. Essa é luta traçado no poema de Padilha que sabe como utilizar a poesia para chamar a atenção para este problema eminente que se chama racismo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário